Home Matérias SINPRODE 2009
SINPRODE 2009 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Hernán Casciani, correspondente na Argentina   
A Argentina mostra o que está fazendo em desenvolvimento de materiais de Defesa e Segurança

 

Entre os días 11 e 13 de novembro aconteceram no centro de exposições Costa Salguero, em Buenos Aires, Capital Federal, Argentina, a 7ª Exposição e o 9º Simpósio de Investigação e Produção para a Defesa (Sinprode).

O evento foi aberto pela ministra da Defesa, Nilda Garré, e contou com a presença do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, brigadeiro Jorge Chevalier, bem como chefes dos Estados-Maiores das três Forças.

Com um mercado tradicionalmente importador, se espera substituir insumos e produtos finais procedentes do exterior, gerando avanços na experiência e fabricação nacionais.

Neste raciocíno, as Forças Armadas argentinas reiteram o seu objetivo, de modo especial, olhando para as pequenas e médias empresas (PMEs), para aumentar o grau de nacionalização em seus equipamentos e abastecimento, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico em benefício da nação.

Durante as jornadas do Simpósio, foram realizadas atividades como seminários para a orientação do empresariado sobre as possibilidades  de fornecimento de insumos e serviços para as grandes empresas ligadas ao setor e para as instituições militares. Também houveram rodadas de conversações entre os segmentos público e privado, incluindo-se a participação de organizações locais e estrangeiras visando a prospecção de oportunidades em termos de projetos conjuntos. Enfim, buscou-se criar o maior número de encontros buscando o interesse comum entre militares e empresarios.

Muitas negociações com as Forças Armadas estão na espera da definição do novo orçamento para o ano de 2010 e, por isso, ficaram no compasso de espera, embora as intenções estejam como que oficializadas. Aliás, com respeito a valores, os empresários foram reticentes em dar a conhecer cifras de operações aguardadas. Entretanto, o nível das tratativas foi mais sério do que em anos anteriores, não apenas pela magnitude do Sinprode 2009, mas também pelo perfil das empresas que compareceram, tais como Boeing, Bell Textron, Nostromo, Fassmer, MAN-Ferrostaal, Naval Motor, Agrale, Eurocopter, etc.

Na ocasião foi feita a apresentação da nova FAdeA (Fábrica Argentina de Aviones) “Brigadier San Martín”, sucessora da antiga Fabrica Militar de Aviones, cedida à  Lockheed Martin  Aircraft Argentina SA, e atualmente em um processo de estatização que deverá estar concluído até o final do corrente ano.  

Importantes visitas foram registradas de integrantes das cadeias de comandos militares locais, legisladores e funcionários do Ministério da Defesa.

Ademais, se contou com a presença dos ministros da Defesa do Uruguay, Equador e Perú, da subsecretária da Armada do Chile, do diretor de logística do Ministério da Defesa do Brasil, do diretor geral de armamento e material da Espanha e do diretor de armamentos do Ministério da Defesa da Itália. Realmente foi algo nunca visto, o nível de excelência do público e das autoridades, em particular.

Se bem que o fluxo de pessoas foi similar a 2007, tal constatação foi menos notória devido ao fato de que o tamanho da mostra dobrou em relação à passada, tanto em superficie coberta como ao ar livre, contando com mais de 250 estandes.

Cabe mencionar que, pela primeira vez, houve uma exibição aérea com a passagem de dois IA-58 Pucará, com os quais estão sendo iniciados estudos de factibilidade para a completa modernização do tipo, além da fabricação seriada do jato de treinamento e ataque leve IA-63 Pampa Série II.


Material à mostra


O Exército Argentino expôs um VCTP (Veículo de Combate e Transporte de Pessoal) e um VCLC (Veículo de Combate Lança Foguetes) montado sobre chassis do CC TAM; um helicóptero Bell UH-1H Huey II, equipado com bambi bucket para apagar incêndios florestais, pertencente ao Comando de Aviación de Ejército, do qual, em principio, 20 unidades estão sendo levadas ao padrão Huey II nas próprias instalações da Força; e um caminhão Fiat 697 com um lançador de foguetes de  27 bocas, de 105mm, CP-30, modelo que se está fabricando para dotar uma batería completa no Exército. O Comando de Arsenales apresentou o novo M-106, dotado de um morteiro pesado de 120mm, adaptado em um blindado M-113 totalmente reconstruído. Não poderia faltar o veículo leve de emprego geral aerotransportável Gaúcho, desenhado em conjunto com o Brasil.  Também se pôde apreciar um veículo Panhard, remotorizado e modernizado, junto a um LVTP-7 (designado VAO na Infantaria da Marinha  Argentina), pela empresa nacional Mecatrol, que prossegue com esses trabalhos.  

Foram expostos, ainda, diversos equipamentos de potabilização de água, destacando-se o primeiro desses sistemas a funcionar por osmóse inversa para o tratamento de água de consumo, desenvolvido e construído pelo Comando de Ingenieros e denominado Bravo, montado sobre um reboque AR de 1,5 tonelada. Este equipamento, que possui total autonomia para operar como um sistema modular e desmontável, já foi utilizado pelas tropas argentinas no Haiti e por ocasião da erupção do vulcão El Chaiten, no Chile. Tem a capacidade de produzir 600 litros por hora, em osmóse inversa, e  2.000 litros por hora usando o processo de microfiltração.  

A Fabricaciones Militares levou seus novos produtos, entre eles as pistolas Browning Hi Power em versões de calibres 9mm e .40, simples e dupla ação, e o lança-foguetes anticarro MARA, que está substituindo o M-72 LAW, estadunidense.  

A Força Aérea apresentou o RPV (UAV) de médio alcance PAE 22365, desenvolvido pelo  IUA (Instituto Universitario Aeronáutico), atualmente em etapa de testes. Possui um peso máximo de decolagem de 300kg e un motor a explosão de quatro tempos, de 60HP, com hélice quadripás.  

Dentro da gama de RPVs, se encontravam o Aguilucho, do Exército, único RPV argentino operativo e o produzido pela Armada, em fase de desenvolvimento. Outra novidade foi a bomba planadora Dardo 2 (FAS 850), que já tiveram vários lançamentos, inclusive pelos Super Etendard da Aviación Naval Argentina. Completando, foi possível se conhecer um novo alvo aéreo rebocado, designado FAS 930, BAR 1.

A Laviasa, uma companhia de Mendoza, mostrou o avião de treinamento elementar baseado no  Piper PA-25 235 aeroaplicador, batizado como Master TT.

Na parte de aeronaves, ainda, a Eurocopter trouxe um EC-120 civil.  Por outro lado, a Agrale, do Brasil, compareceu com modelos do jipe Marruá, recentemente adquirido pelo Estado-Maior Conjunto, e utilizado pela Infantaria da Marinha no Haiti.

 Veja as fotos do evento no T&D Multimídia, ou clicando aqui.

 

 

 

 
 

Siga T&D no