|
Força Aérea da Índia planeja adquirir 75 aviões de treinamento básico |
|
|
|
|
Qui, 04 de Fevereiro de 2010 14:10 |
|
Segundo notícias veiculadas por importantes jornais indianos, a Força Aérea da Índia (IAF) está estudando a possibilidade de aquisição de 75 aviões de treinamento básico, sendo que para isto o Ministério da Defesa do país já teria publicado uma RFP (Request For Proposal) e encaminhado para alguns fabricantes desse tipo de aeronave. De acordo com o texto da notícia, teriam recebido as solicitações de pedido de oferta a Embraer (Tucano), Pilatus (PC-7 ou PC-9), Raytheon (T-6 Texan II), Finmeccanica (M-311), Grob Aircraft Company (G-120 TP), EADS PZL (PZL-130 ou TC-11 Orlik) e KAI (KT-1). O prazo divulgado para as entregas das respostas pelos interessados em tomar parte da concorrência vai até 17 de março, de acordo com as fontes.
A decisão de adquirir novos treinadores para a FAI estaria sendo tomada após o acidente fatal ocorrido no dia 31 de julho de 2009 com uma aeronave de instrução HPT-32 Deepak, pertencente à Academia da Força Aérea da Índia localizada em Dundigal. O avião construído pela HAL (Hindustan Aeronautics Limited) e impulsionado por um motor convencional, precipitou-se ao solo tirando a vida de dois instrutores. Todos os 125 exemplares do modelo que fazem parte da frota da IAF estão impedidos de voar desde a data do acontecimento.
A notícia especifica que uma das exigências que constam na RFP emitida determina que os primeiros doze exemplares do modelo selecionado sejam entregues em no máximo 24 meses após a assinatura do contrato.
Se confirmada a notícia, essas 75 aeronaves farão parte de um programa que prevê a aquisição de um total de 181 treinadores básicos para a IAF.
Nota de T&D: A informação fornecida pela imprensa da Índia deixa dúvidas se o modelo da Embraer especificado na notícia é o Tucano ou Super Tucano. Se a informação estiver correta, a empresa brasileira terá que reativar a linha de produção da aeronave ou conceder licença de fabricação para a Índia caso vença a licitação, haja vista de que o último exemplar do EMB-312 Tucano foi entregue em novembro de 1996 para a França.
|