Nova empresa de Defesa

Jaraguá e Oto Melara juntas

08/11/2012

 

A nova torre de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), construída no Centro de Lançamento de Alcântara pela Jaraguá Equipamentos Industriais (Fotos: Roberto Caiafa)

Jaraguá e Oto Melara criam nova empresa para atender as Forças Armadas Brasileiras

A nacional Jaraguá associa-se a italiana Oto Melara, líder mundial no segmento de artilharia naval, terrestre e equipamentos de segurança.

A empresa brasileira Jaraguá Equipamentos Industriais Ltda e a italiana Oto Melara assinaram um memorando de entendimento visando a transferência de tecnologia para o Brasil. O objetivo da iniciativa é construir no País uma empresa do segmento para fabricação, suporte técnico, comercial e logístico ao Exército e à Marinha, bem como implantar um Centro Regional de Manutenção e Assistência Técnica para a América Latina.

O documento assinado pelas duas empresas prevê a transferência de tecnologia, fabricação e comercialização de Produtos Estratégicos de Defesa. Uma vez constituída, a nova empresa poderá usufruir das oportunidades oferecidas pelo mercado brasileiro, por meio da aquisição da tecnologia necessária de uma empresa internacional de Defesa de primeira linha.

A escolha da Jaraguá Equipamentos Industriais Ltda para assinatura do convênio, por parte da Oto Melara, empresa controlada pelo grupo Italiano Finmeccanica, um dos cinco maiores do mundo, é decorrente de um relacionamento de duas décadas entre a Jaraguá e as Forças Armadas Brasileiras, fato consolidado através do fornecimento de componentes e equipamentos, tanto à Marinha quanto para a Força Aérea Brasileira (FAB). Um exemplo é a nova torre de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), construída no Centro de Lançamento de Alcântara pela empresa.

O canhão naval Oto Melara 127/64LW, capaz de disparar a munição inteligente Vulcano (foto: Roberto Caiafa)

O Presidente da Jaraguá, Wagner Othero ratificou o objetivo de criar uma nova empresa brasileira capacitada a fornecer equipamentos, sistemas, suporte técnico, comercial e logístico ao Exército e à Marinha do Brasil. Com um histórico de mais de 100 anos de atividade, a Oto Melara é vista pela Jaraguá como um parceiro de alta tecnologia especializado em artilharia terrestre e naval, já que a empresa italiana produz o canhão super rápido 76/62, considerado atualmente como padrão mundial em armamento naval de médio calibre, com mais de 1300 unidades vendidas à 56 marinhas de todo o mundo, e os canhões navais de 40 milímetros e 127 milímetros, sendo que dois tipos de canhões também podem utilizar uma exclusiva munição guiada com alcance aumentado. A Oto Melara também produz torretas para uso terrestre, com calibres variando de 25 a 30 milímetros até 155 milímetros, instaladas em diferentes plataformas.

Por ocasião da assinatura do memorando de entendimento, o Diretor Comercial da Oto Melara, Ulderigo Rossi, salientou que "este documento representa o primeiro passo efetivo no estabelecimento de uma cooperação bem fundamentada entre as duas empresas, pautada por tecnologias de alto nível que serão colocadas à disposição das Forças Armadas Brasileiras em seu programa de aquisições".